SUPLEMENTO MULTICAFÉ

Aprimoramento e transferência de tecnologia de um café suplementado com extrato de guaraná, selênio e L-carnitina com ação antioxidante, de suporte ao sistema imune via atenuação de marcadores inflamatórios, e ação antifadigante em adultos e pessoas idosas com histórico de fadiga crônica associada a múltiplas condições clínicas.
RESUMO
1. Motivação e Relevância: o termo fadiga descreve estados de cansaço e exaustão incomuns que podem ocorrer com várias doenças físicas, especialmente câncer, doença de Parkinson, enfermidades reumáticas autoimunes e esclerose múltipla (EM). Em contraste com os estados de exaustão em pessoas saudáveis, essa forma de fadiga é caracterizada pelo fato de poder durar mais tempo, ser desproporcional às atividades anteriores e não regredir nas fases de recuperação. Essa forma de fadiga é descrita como um problema multidimensional que inclui aspectos físicos, emocionais e cognitivos e está associada a um alto nível de sofrimento subjetivo. Dependendo da gravidade e do curso dos sintomas, a fadiga leva a um grave comprometimento da qualidade de vida e restringe a participação e o enfrentamento da vida cotidiana. Embora as causas da fadiga ainda não sejam totalmente compreendidas, a fadiga com doenças físicas deve ser entendida no contexto de um modelo biopsicossocial multifatorial. Uma potencial explicação relacionada à fadiga da EM está no próprio estado infamatório crônico que ocorre com a doença, sendo que esta hipótese tem sido testada por alguns pesquisadores. Adicionalmente, a ocorrência de fadiga crônico é muito prevalente em pessoas idosas. Estudos sugerem que alguns alimentos funcionais, como o café poderiam atenuar os estados de fadiga crônica. Entretanto, é possível que o café possa ser enriquecido com outros componentes bioativos como forma de intensificar propriedades funcionais desejáveis incluindo efeitos antioxidantes e de suporte ao sistema imune através da atenuação de marcadores inflamatórios.
2.Importância da inovação proposta: com base neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de suplemento alimentar a base de extrato do pó da semente torrada de guaraná, selênio e L-carnitina (GSC). Este extrato apresentou efeitos antioxidantes e antinflamatórios relevantes, a partir de estudos in vitro com células mononucleares do sangue periférico (CMSP) de adultos saudáveis e também da linhagem de macrófagos RAW-168. Adicionalmente foi conduzido um ensaio clínico com um número reduzido de pacientes diagnosticados com esclerose múltipla (EM). Estes receberam um café solúvel suplementado com o GSC, que foi denominado Multicafé. Os resultados mostraram importante diminuição em marcadores inflamatórios. Além disto, ocorreu indicação de que o Multicafé poderia apresentar efeitos benéficos em marcadores de fadiga física e mental. Os resultados indicam que o Multicafé é um suplemento alimentar inovador que poderia auxiliar em pessoas idosas com fadiga crônica associada a múltiplas origens. Por este motivo, se faz necessário o aprimoramento e sua potencial produção industrial.
3. Nível de maturidade tecnológica: TRL-5 a TRL-7 voltado a protocolos de aprimoramento e de avaliação da funcionalidade do Multicafé via ação antifadigante, antioxidante e de suporte ao sistema imune via diminuição de marcadores inflamatórios.
4. Objetivo: aprimorar a formulação do Multicafé a base de guaraná, selênio e L-carnitina com potencial efeito antifadigante, em marcadores da função cognitiva, além da ação nutrigenômica em marcadores oxidativos e inflamatórios de pessoas idosas com histórico de fadiga crônica relacionada a múltiplas condições clínicas.
5. Inovações que a tecnologia traz em relação ao que já existe: a produção de cafés mesclado com outros suplementos alimentares tem sido ampliada nos últimos anos. Este é o caso do café com colágeno, frequentemente direcionado ao público interessado em cuidados com a pele, cabelos e unhas, além da saúde das articulações. O colágeno é um peptídeo que pode ser adicionado sem alterar significativamente o sabor do café. Também existe no mercado a combinação de café e cúrcuma, vitaminas, canabidiol, fibras probióticas, cacau entre outros. Entretanto, não foi identificada tecnologia de produção combinada com café, guaraná, selênio e L-carnitina que é a base da matriz química com alto potencial antifadigante. Por este motivo, o projeto pode ser considerado inovador e de interesse para as cadeias produtivas da Amazônia.
6. Metodologia: o projeto prevê a realização de três metas correlacionadas.
1ª Meta – avaliação do potencial efeito neuroprotetor do Multicafé em protocolos in vitro com neurônios e células musculares expostas à molécula 2-desoxiglicose (2-DG), que inibe a glicólise, mimetizando assim um estado de baixa disponibilidade de energia, característica da fadiga crônica. Este modelo será utilizado para estabelecer uma faixa terapêutica mais eficaz do Multicafé na reversão de alterações na produção de ATP, e também em marcadores oxidativos e funcionais.
2ª Meta – estudos farmacotécnicos do Multicafé avaliando indicadores de estabilidade, sensorialidade a fim de aprimorar a transferência de tecnologia de produção para a indústria;
3ª Meta - realização de estudos farmacocinéticos envolvendo o uso matinal de Multicafé e acompanhamento via relógio digital de padrões de atividade fisica, descanso e sono de voluntários adultos e idosos com histórico de fadiga crônica. Para tanto será feito um protocolo do tipo ensaio clínico, duplo-cego controlado por placebo.
7. Produtos relacionados aos resultados do projeto: submissão de 02 artigos científicos e relatório técnico do produto voltado a agências regulatórias que permitam a sua industrialização e comercialização. Realização de workshop para empresas que tenham interesse potencial na produção e/ou comercialização MULTICAFÉ.
8. Período de execução: 18 meses.
Histórico do Desenvolvimento do MULTICAFÉ
O desenvolvimento do protótipo MULTICAFÉ foi realizado pela FUnATI em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Formação de RH e Produção Científica Associada
Tese de Doutorado:
Teixeira (2022). Efeito antioxidante e imunomodulador de um multiplamente a base de guaraná, selênio e L-carnitina em modelos in vitro, in vivo e em pacientes com esclerose múltipla.
Artigos:
Coordenação Científica do Projeto MULTICAFÉ: Dra.Verônica Farina Azzolin
Currículo: https://lattes.cnpq.br/7213019270203166
