B-NUT Saúde da Pele

Nanoformulação a base de óleo de Castanha-do-Brasil e óleo de Buriti para a produção de suplemento alimentar de absorção oral e cremes e géis para a pele, com propriedades desaceleradores do envelhecimento cutâneo e preventivas de lesões.
RESUMO
1. Motivação e Oportunidade: O envelhecimento da pele é um processo natural associado a alterações estruturais, funcionais e imunológicas que aumentam o risco de disfunções cutâneas e outras condições de saúde em pessoas idosas. As principais alterações na pele associadas ao envelhecimento são: redução da elasticidade e firmeza; atenuação da barreira cutânea, uma vez que a camada córnea se torna mais fina e menos eficaz na retenção da umidade, predispondo a ressecamento rachaduras, diminuição da função imunológica, principalmente via redução das células de Langerhans, retardo na cicatrização de lesões. Portanto, o envelhecimento da pele em pessoas idosas, não é apenas uma questão estética, mas um fator importante na saúde geral, já que contribui para o aumento da vulnerabilidade a infecções, inflamações e doenças graves. Intervenções precoces e cuidados contínuos são essenciais para preservar a integridade da pele e melhorar a qualidade de vida. A pele, como a maior barreira protetora do corpo, quando enfraquecida, pode impactar negativamente a qualidade de vida e a saúde geral. Estas condições podem ser mais acentuadas em pacientes com diagnóstico de diabetes, caracterizado pela hiperglicemia crônica. De fato, o diabete pode causar alterações significativas na pele devido a efeitos diretos da glicose elevada e complicações metabólicas associadas. Essas alterações aumentam o risco de lesões, infecções e outros problemas dermatológicos que afetam a qualidade de vida do paciente. Neste contexto, o desenho de suplementos alimentares e cremes baseados na combinação de óleos oriundos de frutos da Dieta Amazônica são relevantes para a saúde das pessoas idosas, em especial diabéticos, são inovadores e de interesse mercadológico.
2.Importância da inovação proposta: este projeto apresenta um suplemento combinado de óleo de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) e óleo de buriti (Mauritia flexuosa) que tem grande potencial para mitigar o impacto da diabetes no envelhecimento da pele e na prevenção de lesões. Ambos os óleos possuem propriedades complementares que podem beneficiar a pele de indivíduos diabéticos, que frequentemente enfrentam problemas como ressecamento, atraso na cicatrização e maior risco de lesões e infecções. No caso, do óleo da castanha-do-Brasil destaca-se na sua matriz o selênio, que é um antioxidante poderoso que combate o estresse oxidativo exacerbado pela hiperglicemia. O selênio pode proteger a integridade da pele ao reduzir a inflamação e os danos oxidativos Ácidos Graxos Insaturados (Ômega-6 e Ômega-9) que contribuem para a manutenção da barreira cutânea, promovendo hidratação e elasticidade. Vitamina E que protege contra a peroxidação lipídica, crucial para evitar ressecamento e envelhecimento acelerado da pele. Já o óleo de buriti contribui com um número elevado de carotenóides, incluindo beta-carotenos, que são precursores da vitamina A essenciais para renovação celular. Também fornecem fotoproteção, importante para evitar o fotoenvelhecimento em pele diabética sensível. O óleo de buriti também contém vitamina C que estimula a síntese de colágeno, melhorando a regeneração de tecidos e a elasticidade da pele. Deste modo o desenvolvimento de um nanosuplemento que combine os óleos de castanha-do-brasil e buriti e que possam ser utilizados de modo concomitante, como suplementos nutricionais e cremes para a pele, principalmente de pacientes diabéticos tem muita relevância e potencial inovativo.
3. Nível de Maturidade Tecnológica: a realização das metas do projeto preveem atividades nos seguintes níveis de maturidade: TRL-4 (Validação de componente em ambiente de laboratório), TRL-5 (Validação de componente em ambiente relevante) e TRL-6 (Demonstração de um modelo ou protótipo em ambiente relevante)
4. Objetivo: desenvolver uma nanoformulação a base da combinação de óleos de castanha-do-Brasil e Buriti voltadas a produção de suplementos alimentares via absorção sublingual, cremes e géis para a pele.
5. Inovações que a tecnologia traz em relação ao que já existe: já existem produtos no mercado que combinam óleo de castanha-do-brasil e óleo de buriti, principalmente na forma de óleos corporais voltados para hidratação e nutrição da pele. Entretanto, atualmente, não há produtos comerciais que combinem óleo de castanha-do-brasil (e óleo de buriti (Mauritia em formulações nanoestruturadas apesar de existirem algumas pesquisas relacionadas. Também não existem produtos voltados principalmente a pacientes com diabetes. Neste contexto, a formulação B-NUT proposta neste projeto é inovadora já que está focada na produção de dois nanoprodutos complementares: suplemento alimentar e cremes para a pele.
6. Metodologia: o projeto prevê a realização de 06 metas correlacionadas.
1ª Meta – Seleção dos Óleos Vegetais: Castanha-do-Brasil: Extração por prensagem a frio para preservar selênio, vitamina E e ácidos graxos.Buriti: Extração por métodos que mantenham carotenoides e vitamina C estáveis. Escolha de emulsificantes seguros e aprovados para uso oral e tópico (ex.: lecitina, polissorbatos) e de estabilizantes como glicerina, tocoferóis ou ácido cítrico.
2ª Meta –Desenvolvimento da Formulação: obtenção e análise da combinação de óleos via nanoemulsões: Mistura óleo-em-água com partículas <200 nm; nanocápsulas Poliméricas: Uso de polímeros biodegradáveis como quitosana para encapsular os óleos ou lipossomas: Vesículas para melhorar a absorção oral e a penetração cutânea. Será realizada h homogeneização em alta pressão ou ultrassonicação para reduzir o tamanho das partículas, e de ajustes de pH e viscosidade para atender às necessidades de cada aplicação.
3ª Meta – Caracterização e Testes de Estabilidade do B-NUT através das seguintes etapas: (1) avaliação de parâmetros Físico-Químicos da formulação: tamanho de partícula (idealmente <200 nm); potencial zeta (estabilidade coloidal); eficiência de encapsulamento; (20 estudos de estabilidade: armazenamento em diferentes condições de temperatura, luz e umidade; testes de oxidação para avaliar a preservação de compostos como selênio e carotenoides; (3) estudos de compatibilidade de uso: verificação da estabilidade do produto em alimentos e em aplicações tópicas; (4) testes de Segurança e Eficácia incluindo: ensaios de Toxicidade; avaliação da segurança para consumo oral e uso tópico, conforme regulamentação; testes Funcionais In Vitro: avaliação da capacidade antioxidante (DPPH, ABTS); testes de liberação controlada para avaliar a biodisponibilidade; (5
4ª Meta – Estudo do tipo ensaio clínico, randomizado, duplo-cego em indivíduos diabéticos e saudáveis para avaliar a eficácia em prevenção de lesões cutâneas e melhora da hidratação.
7.Produtos relacionados aos resultados do projeto: submissão de 02 artigos científicos e submissão de documento para registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
8.Período de execução: 18 meses.
Histórico do Desenvolvimento do Nanoformulado B-NUT
A FUnATI em colaboração com outras instituições de pesquisa tem desenvolvido estudos voltados a modulação do envelhecimento da pele. Estas pesquisas relacionadas a revisão da literatura levaram ao desenho do nanoformulado B-NUT com dupla funcionalidade (suplemento nutricional e pele) a ser utilizado através de cremes e geis e também soluções sublinguais. O produto foi desenhado especialmente para pacientes diabéticos e pessoas muito idosas que apresentam grande fragilidade estrutural e funcional da pele.
Artigos:
Coordenação Científica do Projeto G-NUT: Dra Ednea Aguiar Maia Ribeiro

