GEROMAP

GEROMAP -Plataforma Digital de Gestão da Saúde de Pessoas Idosas ou com Enfermidades Complexas


RESUMO


INTRODUÇÃO: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são altamente prevalentes em pessoas idosas, podendo também acelerar o envelhecimento biológico e desencadear incapacidades funcionais em pacientes mais jovens. Além disso, podem causar complicações clínicas que aumentam o risco de hospitalizações, institucionalizações e óbitos. Esse é o caso, por exemplo, de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e da diabetes tipo 2. Por esse motivo, o manejo desses pacientes deve envolver uma abordagem multidimensional e interdisciplinar. Esse cenário representa um grande desafio para a atenção primária à saúde, especialmente em regiões distantes de centros especializados — como ocorre na maioria dos municípios do Estado do Amazonas. Para auxiliar na avaliação e no planejamento de ações em saúde voltadas a pacientes com enfermidades complexas, a equipe proponente desenvolveu um protótipo inovador: a Plataforma Digital GEROMAP, voltada à gestão de saúde de pessoas idosas ou com condições clínicas complexas. O GEROMAP, disponibilizado na forma de um aplicativo (APP), gera um mapa de calor dinâmico a partir de indicadores da Avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa (AMSI), conforme preconizado pela Linha de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde e pelo programa ICOPE da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ferramenta permite à equipe de saúde o acesso a teleorientações e teleatendimentos, na forma de teleconsultorias ou teleconsultas, disponibilizadas pelo Núcleo de Telessaúde da FUnATI. 

OBJETIVOS: Realizar a validação de conteúdo e de constructo da Plataforma Digital GEROMAP para gestãoda saúde de pessoas idosas ou adultos com enfermidades complexas. MÉTODOS: Trata-se de um estudoobservacional prospectivo, com a previsão de inclusão de 30 especialistas capacitados pela FUnATI, que participarãoda validação de conteúdo (avaliando indicadores, questões e a árvore de decisão das orientações geradas apósaplicação do APP). Além disso, serão incluídos de 200 a 240 pacientes voluntários com prontuários ativos na Policlínicada FUnATI, que participarão da validação de constructo. Nessa etapa, os especialistas aplicarão o GEROMAP deforma concomitante à realização da AMSI, preferencialmente em pacientes com diagnósticos de doenças neurodegenerativas ou com complicações decorrentes da DM2. Serão também realizados exames e testes
laboratoriais complementares relacionados à capacidade funcional e estado de saúde dos voluntários. 

INOVAÇÃO: Disponibilização de uma ferramenta digital voltada à atenção primária à saúde, que viabilize intervenções qualificadas e multidimensionais em pacientes idosos ou com doenças complexas. RELEVÂNCIA PARA O SUS: O projeto está alinhado às diretrizes do Programa SUS Digital, instituído pela Portaria GM/MS nº 3.232/2024, contribuindo para a transformação digital e a qualificação do cuidado na atenção primária.

METAS: 

Meta 1: Validação de Conteúdo;

Meta 2: Validação de Construto;

Meta 3: Validação de Usabilidade e Aceitação (TAM);

Meta 4: Integração Tecnológica com Telessaúde.

RESULTADOS ESPERADOS: 

Validação de conteúdo de alta consistência estatística;

Validação convergente robusta com padrão-ouro (AMPI);

Validação com base em biomarcadores clínicos e laboratoriais; 

Validação fisiológica por dispositivos vestíveis e medidas clínicas;

Validação de usabilidade e aceitação do sistema digital;

Protótipo funcional da plataforma GEROMAP validado e em fase pré-comercial; 

Produção científica e disseminação.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 18 MESES

CUSTO ESTIMADO: R$ 6.500.000,00