O PODER DO GUARANÁ PARA AS NOSSAS CÉLULAS! CONFIRA O ESTUDO FEITO POR PESQUISADORES DA FUnATI E DO JAPÃO

16/10/2025

Um estudo recente feito por pesquisadores da FUnATI em parceria com pesquisadores da Tokyo Metropolitam University do Japão utilizou moscas (Drosophila melanogaster) para investigar os efeitos do guaraná sobre a saúde e o metabolismo. O resultado? Guaraná aumentou a resistência ao estresse oxidativo, prolongou a longevidade das mosquinhas, melhorou a atividade física e a fertilidade das moscas.


Além disso, os pesquisadores encontraram mudanças no perfil genético, metabólico e na microbiota intestinal, como aumento de genes ligados à desintoxicação (ex: citocromos P450, GSTs) e maior presença de bactérias benéficas como Lactobacillus.


Esses achados fornecem pistas valiosas sobre como compostos do guaraná podem influenciar mecanismos biológicos fundamentais — abrindo caminho para futuras pesquisas em saúde e nutrição. 


Quer ler o artigo completo publicado na Revista Científica PlosOne? Acesse: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC12312877/



Que saber porque usamos a mosca-das-frutas Drosophila melanogaster em pesquisas sobre saúde humana e frutos amazônicos? A mosquinha-das-frutas, comum em observamos em frutos como a banana madura, é um dos organismos mais estudados da ciência moderna e tem desempenhado um papel essencial na compreensão da genética e da biologia humana. Apesar de seu tamanho diminuto, ela compartilha grande parte dos genes relacionados a doenças humanas, o que a torna um modelo ideal para investigar envelhecimento, neurodegeneração e efeitos de compostos naturais — como os encontrados em frutos amazônicos.

Graças a esse modelo simples e eficiente, a ciência avançou em áreas como o desenvolvimento embrionário e a regulação genética, pesquisas que renderam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1995 à cientista Christiane Nüsslein-Volhard, juntamente com Eric Wieschaus e Edward Lewis.

Hoje, a Drosophila continua a contribuir para descobertas sobre saúde, longevidade e nutrição, ajudando pesquisadores do mundo todo a explorar o potencial de frutos amazônicos ricos em antioxidantes e compostos bioativos como aliados na promoção do envelhecimento saudável.