SUPLEMENTO G-NUT


Nanosuplemento alimentar a base de óleo de castanha-do-brasil, guaraná (G-NUT) e coenzima Q10 de absorção oral e transdérmica para uso em pacientes com distúrbios da deglutição ou neuroenfermidades, em especial demências do tipo Alzheimer. 

RESUMO

1. Motivação e Relevância: a epidemiologia da doença de Alzheimer (DA) e outras demências em pessoas idosas revela um aumento significativo na prevalência dessas condições, especialmente à medida que a população envelhece. A DA é a forma mais comum de demência, representando cerca de 60-80% dos casos. Estimativas indicam que, globalmente, cerca de 50 milhões de pessoas vivem com demência, e esse número deve triplicar até 2050 devido ao envelhecimento da população. A patogênese da DA está associada a estados crônicos de estresse oxidativo e inflamação de baixo grau que contribuem no desenvolvimento e progressão de placas de beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares, característicos da doença. Existem evidências de que moléculas bioativas presentes em diversos frutos da Dieta Amazônica podem ter atividade neuroprotetora e auxiliar na normalização cognitiva. Este é o caso das xantinas como a cafeína, teobromina e teofilina. Em especial, o selênio e moléculas como a coenzima Q10 parecem ter efeitos relevantes em enfermidades neurodegenerativas. 

2.Importância da inovação proposta: com base neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de nano suplemento a base de guaraná, óleo de castanha-do-brasil e Coenzima Q10 que apresentou propriedades neuroprotetores in vitro e in vivo. Este protótipo denominado G-NUT apresenta grande potencial de inovação principalmente voltado a atenuação de condições clínicas associada ao Alzheimer, incluindo a desnutrição que ocorre em decorrência de dificuldades em manter uma dieta com qualidade nestes pacientes.  

3. Nível de maturidade tecnológica: TRL-4 a TRL-6 voltado a estudos farmacotécnicos que possibilitem o uso do G-NUT sob a forma de suplemento com absorção oral ou transdérmica. Além do potencial impacto benéfico pelos pacientes com DA e outras doenças, o G-NUT também tem impacto sócio, econômico e ambiental do Bioma Amazônia. 

4. Objetivo: desenvolver uma forma inovadora de uso oral e/ou transdérmico de um nano suplemento alimentar a base de coenzima Q10, óleo de castanha-do-brasil e guaraná (G-NUT) em marcadores oxidativos, inflamatórios, cognitivos, e nutricionais de pacientes com DA ou outras demências.

5. Inovações que a tecnologia traz em relação ao que já existe: existem suplementos alimentares que podem auxiliar na atenuação das condições fisiológicas e clínicas das demências. Entretanto, a maioria destes suplementos não foi desenvolvida especificamente para este grupo de pacientes, ofertadas a população sob a forma de pó e cápsulas, o que dificulta o seu uso continuado. O G-NUT além de ter propriedades neuroprotetoras já determinadas em escala laboratorial podem ser utilizado por tecnologias que permite sua absorção sublingual ou mesmo via cremes transdérmicos não sendo necessária a sua deglutição. Estas formas inovadoras facilitam a aplicação do G-NUT pelos cuidadores. Além disto, sua formulação é baseada em plantas amazônicas com extensas evidências de atividades neuroprotetoras, como o guaraná e da castanha-do-Brasil. 

6. Metodologia: o projeto prevê a realização de quatro metas correlacionadas. 

1ª Meta – avaliação do potencial efeito neuroprotetor do G-NUT em modelos experimentais in vitro (cultura de neurônios humanos) expostos a proteina Beta-amiloide que causa alterações similares ao DA. Nesta meta será determinada a potencial faixa terapêutica do G-NUT com efeitos neuroprotetores. 

2ª Meta – realização de estudos farmacotécnicos envolvendo protocolos de absorção sublingual e transdérmica e produção de diferentes formas de apresentação do produto: soluções sublinguais, filmes sublinguais, cremes hidrogéis e óleos; 

3ª Meta -ensaio clinico de farmacocinética e farmacodinâmica das diferentes formas do G-NUT em adultos jovens saudáveis; 

4ª Meta – ensaio clinico randomizado, duplo-cego, para avaliar o efeito do G-NUT em marcadores oxidativos, inflamatórios, nutricionais, cognitivo-comportamentais em pacientes com DA e outras demências. 

7. Produtos relacionados aos resultados do projeto: submissão de 02 artigos científicos e relatório técnico do produto voltado as agências regulatórias que permitam a sua industrialização e comercialização. Realização de workshop para empresas que tenham interesse potencial na produção e/ou comercialização do G-NUT.

8. Período de execução: 18 meses


Histórico do Desenvolvimento do Nanosuplemento G-NUT

O desenvolvimento do protótipo G-NUT foi realizado pela FUnATI em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Laboratório em Biogenômica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Formação de RH e Produção Científica Associada

Dissertação de Mestrado - PRÊMIO DE MELHOR DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA 2025  -UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Azzolin VF (2024). Indicadores de segurança e eficácia do extrato de guaraná e castanha do Brasil transportados em nanopartículas de coenzima Q10: evidências de células imunes humanas e de minhocas vermelhas. 

Artigo:

Safety and efficacy indicators of guarana and Brazil nut extract carried in nanoparticles of coenzyme Q10: Evidence from human blood cells and red earthworm experimental model. Food Chem Toxicology (IF= 4.15, Qualis A1). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38914193/


Coordenação Científica do Projeto G-NUT: Eng.Química Vitória Farina Azzolin 

Currículo:  https://lattes.cnpq.br/7213019270203166