Dieta no meio da vida e envelhecimento saudável

06/11/2025

GERONTO INOVAÇÃO PELO MUNDO 


Nunca é tarde para mudar! Em uma notícia da Harvard T.H. Chan School of Public Health, foi divulgada uma pesquisa mostrando que manter uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e baixa em alimentos ultraprocessados, no meio da vida, está associada com uma probabilidade maior de "envelhecer bem" — ou seja, chegar aos 70 anos com saúde física, cognitiva e mental. 

Principais achados:

O estudo de Tessier et al. (2024), publicado na Nature Medicine por pesquisadores de Harvard mostrou que seguir padrões alimentares saudáveis na meia-idade — como as dietas mediterrânea, DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension - Abordagem dietética para interromper a hipertensão) — está associado a maior probabilidade de envelhecer com boa saúde física, cognitiva e mental, destacando a importância da nutrição precoce como estratégia preventiva para o envelhecimento saudável. Será que a Dieta Amazônica também não possui estas mesmas propriedades? 


Esta é uma questão a ser investigada e que pode gerar muitas ideias e produtos inovadores. Pesquisadores da FUnATI têm a perspectiva de contribuir com a elucidação desta questão através da aplicação do AHEI (Alternative Healthy Eating Index) que foi desenvolvido por pesquisadores da Harvard. Este Índice mede a qualidade geral da dieta, baseada em alimentos e nutrientes associados à redução de doenças crônicas. Pontua positivamente o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras boas (como azeite e nozes), e proteínas saudáveis. Pontua negativamente o consumo de açúcares adicionados, carnes processadas e gorduras trans. Apesar do AHEI não estar oficialmente validado no Brasil, o nosso País tem um índice nacional que pode ser utilizado e foi desenvolvido com base nas diretrizes alimentares do país. A expectativa é realizar esta pesquisa em 2026 no Projeto Maués- II. Quer saber mais do nosso Projeto Maués? 

Acesse: https://gerontoinova-portfolio.cms.webnode.page/projeto-maues-2026/ 

A Referência completa do estudo de Harvard comentado aqui é:

Tessier, A.-J., Wang, F., Ardisson Korat, A. V., Eliassen, A. H., Chavarro, J. E., Grodstein, F., Li, J., Liang, L., Willett, W. C., Sun, Q., Stampfer, M. J., Hu, F. B., & Guasch-Ferré, M. (2024). Optimal dietary patterns for healthy aging: Findings from the Nurses' Health Study. Nature Medicine, 30(2), 396–406.
Link para o artigo completo:  https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC12092270/

Texto: Ivana Beatrice Mânica da Cruz, Bióloga, MSc, PhD e Marco Aurélio Echart Montano, Químico, MSc, PhD