PORTFÓLIO GERONTO-INOVA
O QUE É INOVAR?
O ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços. Neste contexto, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI do Estado do Amazonas, idealizada e implantada pelo Dr. Euler Esteves Ribeiro, tem um perfil inovador em todas as suas dimensões funcionais: ensino, extensão, atenção a saúde da pessoa idosa, pesquisa e inovação tecnológica voltadas para a promoção do envelhecimento saudável, atenção e cuidado da pessoa idosa.

O ECOSSISTEMA DO PROGRAMA GERONTO-INOVA
O Programa Geronto-Inova – FUnATI constitui-se como um ecossistema interdisciplinar e inovador, fundamentado na integração entre ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde, com foco na promoção do envelhecimento saudável, atenção e cuidado da pessoa idosa em contextos amazônicos.
Sua metodologia central é a Pesquisa-Ação, um processo investigativo que alia produção de conhecimento científico com transformações práticas no território. Ao invés de apenas observar para depois intervir, o Geronto-Inova atua enquanto pesquisa e, ao mesmo tempo como ação transformadora, promovendo mudanças concretas e imediatas nas comunidades envolvidas.
Características do Ecossistema Geronto-Inova:
Integra universidade e comunidade em tempo real.
-
Gera inovações sociais e tecnológicas adaptadas às realidades locais.
-
Envolve idosos como protagonistas no processo de construção de soluções.
-
Atua com base em parcerias institucionais, intersetoriais e intergeracionais.
-
Promove o desenvolvimento de tecnologias sociais replicáveis.
O ecossistema Geronto-Inova é dinâmico, adaptável e enraizado nas necessidades reais das populações atendidas — fortalecendo não apenas a saúde individual, mas também os laços comunitários, a educação cidadã, os aspectos socioambientais, os saberes tradicionais e o protagonismo do envelhecimento ativo.